quarta-feira, 21 de outubro de 2009

1ª COMUCOM-RIO REALIZADA COM ÊXITO!

A 1a. Conferência Municipal de Comunicação do Rio de Janeiro foi realizada nos dias 16 e 17 de outubro de 2009, no Teatro João Theotônio, da Universidade Candido Mendes, e contou com a participação de, aproximadamente, 350 pessoas entre trabalhadores, representantes de movimentos sociais, estudantes, grupos sindicais, grupos comunitários, empresários, autoridades públicas etc.
1º dia
Na sexta-feira, por volta de 18h30min, foi apresentada a proposta de regimento interno pela comissão organizadora, para aprovação do plenário. Em seguida, realizou-se uma mesa solene composta pelo secretário de Ciência e Tecnologia da cidade do Rio de Janeiro, Rubens Andrade, a Deputada Federal Cida Diogo (PT) e os Vereadores Reimont (PT) e Roberto Monteiro (PC do B).
Encerrada a mesa solene, a primeira plenária contou com a participação de Berenice Mendes, da coordenação-executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e Beto Almeida, diretor da TV Comunitária de Brasília. O tema da debatido foi “Um novo marco regulatório para o setor de comunicações”.
2º dia
No sábado, dia 17/10, aconteceram às plenárias sobre os três eixos definidos para a 1a. Conferência Nacional de Comunicação, com a participação de um representante de cada segmento (sociedade civil, empresários e governo). Os eixos temáticos foram representados da seguinte forma: Produção de Conteúdo - Oona Castro, integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, Filipe Coury, Diretor de Produção da MULTIRIO; Meios de Distribuição – Marcos Dantas, professor da Escola de Comunicação da UFRJ, Adelmo Santos, Presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Serviços de Comunicação Multimídia e Jorge Bitar, Secretário Municipal de Habitação; e sobre Cidadania, Direitos e Deveres - Altamiro Borges, jornalista e membro do Fórum de Mídia Livre, Rubens Andrade, Secretário Ciência e Tecnologia / RJ, e Marília Milan, representante do SEPRORJ, Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Rio de Janeiro. Nos três debates ocorreram dezenas de intervenções e apresentações de propostas, oportunamente encaminhadas para a etapa estadual da conferência de comunicação. Os itens que se referiam ao município do Rio de Janeiro foram debatidos e votados em plenário. O relatório final da 1ª COMUCOM-RIO está recebendo sua redação definitiva para divulgação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário